Caderno de Teoria e Prática 1 – Linguagem e Cultura
Autora: Maria Antonieta Antunes Cunha
O estudo do Caderno de Teoria e Prática 1 (TP1), Linguagem e Cultura, ocorreu da seguinte forma: primeiro, a critério de cada formadora, realizou-se uma leitura individual, incluindo o caderno de Atividade de Apoio à Aprendizagem – AAA1, que fornece um banco de atividades para o professor aplicar em sala de aula. Em um momento posterior, houve uma discussão/reflexão acerca do conteúdo estudado entre as professoras Marcilene e Ana Leonília, que utilizaram também outras fontes de material complementar.
Assim, tanto a leitura individual quanto a discussão em dupla, proporcionaram um valioso momento de aprendizado. A própria estrutura do material favorece a assimilação do conteúdo visto que, ao longo do caderno, a autora vai construindo, gradativamente, o conhecimento com o leitor. Proporcionar leitura, reflexão, elaboração e reelaboração do conhecimento, é uma estratégia que perpassa todo o conteúdo, seja através das atividades propostas, seja através das demais informações que compõem o texto. Além disso, no final de cada unidade, há um resumo das idéias principais de cada seção (cada unidade divide-se em três seções).
Portanto, a partir desse estudo, dentre outros conhecimentos adquiridos e/ou ampliados, podem ser destacados: a) a compreensão de que há uma inter-relação entre língua e cultura, de que a língua, apesar de manter certas regularidades, não se mostra uniforme e única, pois apresenta variações de acordo com diferentes grupos; b) o reconhecimento e a valorização dos diferentes registros do português como considerações importantes que levam o professor a refletir sobre a prática em sala de aula e também como usuário da língua; c) a identificação das razões do estudo prioritário de textos no ensino da língua portuguesa, tendo em vista a concepção de linguagem como processo de interação, e que, por isso, o ensino deve propiciar o desenvolvimento da competência discursiva do aluno; e d) o reconhecimento dos traços de intertextualidade presentes na nossa interação cotidiana, entre outros assuntos.
Outro aspecto relevante observado refere-se aos temas da família e da escola apresentadas de variados ângulos no TP1. Observa-se que, de forma bastante apropriada, a autora faz com que eles mantenham uma relação harmoniosa com os conteúdos explorados em cada unidade, permeando todas as atividades propostas no material.
Por último, ressalta-se que todos esses momentos dedicados ao estudo, seja dos Cadernos de Teoria e Prática ou de outro material complementar, muito têm contribuído para a efetivação de um trabalho mais consistente em sala de aula.
Sugestão de leitura / material complementar:
BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 1999.